quarta-feira, 31 de março de 2010

Conferência Nacional de Educação aprova 50% de vagas para escolas públicas

Brasília (05.04.2010) - As universidades públicas devem reservas metade das vagas de ingresso para alunos egressos de escolas públicas, respeitando a proporção de negros e indígenas.

A proposta foi aprovada pelos 2.500 participantes da Conae, que representavam mais de três milhões de delegados de todo o Brasil. A Conferência Nacional de Educação, Conae, realizada semana passada em Brasília, teve plenárias municipais, estaduais e regionais que mobilizam professores, pais, estudantes, gestores da educação, secretários municipais e estaduais da Educação e representantes da Sociedade Civil. Foi a maior mobilização pela educação do País.

No encontro, no DF, os delegados também sugeriram a destinação de 50% dos recursos obtidos com o Pré-Sal para a educação. Destes, 30% ficariam com a União para investimento em educação profissional e superior, e 70% com estados e municípios, para aplicação na educação básica. Outra questão aprovada entre os participantes da conferência foi a eleição de diretores de escolas. Os delegados concordaram ainda com a consolidação de uma política de educação de jovens e adultos voltada para a formação integral do indivíduo, inclusive beneficiando os que se encontram em situação de privação de liberdade.

O documento completo, com todas deliberações, estará disponível até o final do mês na página eletrônica da conferência e será encaminhado a todos os delegados por correio eletrônico.

Essa é mais um conquista com muito trabalho e esforço dos estudantes das escolas públicas, que são os menos favorecidos pelo antigo e famoso Vestibular

Fonte: Portal do MEC

segunda-feira, 29 de março de 2010

EEFM SALES CAMPOS PROMOVE SUA 1ª REUNIÃO DE PAIS

Na última sexta - feira dia 26 de Março de 2010 ás 16 horas, o Núcleo Gestor da EEFM Sales Campos promoveu sua primeira reunião de pais, com cerca de 90 pais presentes.

Como temas da reunião, tivemos os seguintes: Prestação de Contas do PLAMETAS (Plano de Metas do Diretor), Apresentação da nova equipe escolar e a proposta pedagógica de 2010.

Logo no começo do evento, a Diretora Gláucia Ribeiro, apresentou toda equipe escolar de 2010, desde portaria até o Núcleo Gestor.

Durante todo o evento, foi realizada uma leitura coletiva do texto “A ESCOLA DA FAMÍLIA”, que enfatiza a importância da participação dos pais no processo de aprendizagem escolar, além de fortalecer o elo entre escola e família.

Acompanhar atividades de sala e de casa, mostrar interesse em ajudar seus filhos, conversar com professores a fim de ajudar as dificuldades dos alunos nas salas de aula.

“Para mantermos a escola com um ambiente bem preservado, cuidar dos livros, não é só de responsabilidade da equipe escolar e sim de toda comunidade, afirmou a Diretora Gláucia”.

Matéria: Paulo Luiz
Fotos: Alan Botelho

segunda-feira, 22 de março de 2010

EEFM Sales Campos se adapta para receber pessoas com deficiências físicas!

A EEFM Sales Campos se adaptou para receber deficientes físicos no espaço escolar, seja como aluno, professor e funcionário.

Com recurso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), recurso este, garantido através do Governo Federal, a EEFM Sales Campos executou a Lei n.º 7.853/89, garantiu o espaço para o deficiente físico no estabelecimento escolar.


Foram construídos um rampa na entrada da escola para deficiente físico, um banheiro adaptado para deficientes físico, além de pequenas rampas nos pátios da escola.

Esse foi com certeza, mais um passo importante no processo de aprendizagem escolar, e a EEFM Sales Campos foi a pioneira da redondeza do Grande Pirambú, a se adaptar para receber pessoas portadoras de deficiências físicas.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aulas na EEFM Sales Campos iniciaram hoje dia 22/03/2010

As aulas da EEFM Sales Campos iniciaram - se hoje dia 22/03/2010. No turno da manhã, toda equipe pedagógica passou em todas as salas de aulas, apresentando a nova equipe de trabalho, professores e a nova metodologia de trabalho da escola, ou seja, regras do estabelecimento escolar.

Fonte: Rede Sales Campos de Comunicação
Por// Paulinho Luiz

segunda-feira, 15 de março de 2010

Escolas particulares saem na frente

Com o uso do Enem na seleção da UFC, as escolas precisaram se adaptar. Enquanto o ensino particular investe em capacitação e reformulação do material do pré-vestibular, boa parte da rede pública ainda nem começou o ano letivo de 2010

O vestibular da maior universidade do Estado mudou. Por isso, o ensino médio também está se transformando. Depois de a Universidade Federal do Ceará (UFC) ter decidido adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única no seu processo seletivo, as escolas estão alterando sua metodologia de ensino, focalizando a abordagem prevista no Enem. O problema é que as mudanças não acontecem do mesmo modo nas instituições públicas e particulares.

Enquanto escolas particulares seguem na frente capacitando professores com profissionais experientes no assunto Enem e já trabalham as questões em sala de aula, as escolas públicas ainda estão na fase de planejamento. Em muitas delas, por conta da greve dos professores da rede estadual, no ano passado, o ano letivo de 2010 só começa em abril. Nas escolas particulares, as aulas tiveram início em fevereiro.

Em comum nas duas redes de ensino: não existem mais aulas específicas no pré-vestibular, a carga horária teve de ser modificada e as aulas ganharam roupagem diferente, mais contextualizadas, com mais ênfase na leitura e na interpretação. Tudo baseado nas habilidades e competências exigidas no Enem.

Fonte: Jornal O POVO

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