segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escola Sales Campos promove o Projeto Aprendizagem Cooperativo durante as manhãs de Sábado!

Desde 17 de Abril de 2010, a Escola Sales Campos vem promovendo durante as manhãs de sábado, o Projeto Aprendizagem Cooperativa, cujo seu principal objetivo é oferecer aulas preparatórias para o Enem 2010. Na frente do trabalho, está a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Sonia Machado. Segundo ela, a escola vem se preparando há muito tempo, com vontade de desenvolver o projeto.

A Escola oferece todas as condições físicas, para que os alunos venham ter sucesso ao fazer as provas do Enem 2010. Durante essas aulas no sábado pela manhã, os alunos que comparecem, trabalham em espírito coletivo, ou seja, um ajudando ao outro nas suas matérias que mais dominam.

Já o material utilizado durante essas aulas, não são elaborados pela própria escola, são materiais de grandes colégios de nome no estado, dentre eles: 7 de Setembro.

Fora esse material, a escola irá começar a trabalhar com o fascículo do O POVO NO ENEM, que é publicado toda semana, e a Secretaria de Educação se dispôs a fornecer esse material gratuito a todos os alunos que tenham interesse no Enem 2010, só basta se inscreverem e irão receber materiais gratuitamente na escola.

As aulas não conta ainda, com nenhum professor, apenas conta com a vontade de querer aprender um pouco mais, não importa de qual seja a forma, o que importa apenas é que estamos caminhando para um futuro bem melhor.

“Sabemos que é grande o sacrifício, acordar cedo de manhã do sábado, e ainda mais ir à escola estudar, mas sabemos que um sacrifício feito hoje, é um passo certo para um futuro brilhante amanhã, afirmou Paulo Luiz, estudante do 3º Ano B”.

Até o final de Outubro, a escola irá promover cerca de 23 aulas, extra - curriculares com objetivo maior, de deixar os alunos do 3º Ano, com um pouco mais de nível para disputar uma vaga na Universidade, com todo o Brasil.

São ações como essa, que comprova toda a preocupação e o trabalho desenvolvido pela escola, no âmbito de querer mudar várias realidades de jovens da comunidade do Jacarecanga.

Matéria: Paulo Luiz é
Estudante do 3º Ano da Escola Sales Campos
Assessor da Rede Sales Campos de Comunicação

Foto: Sonia Machado é
Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da Escola Sales Campos

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Comissão de Educação da Assembleia Legislativa visita a EEFM Sales Campos!

Hoje (22/04) pelo turno da manhã, a EEFM Sales Campos teve o prazer de receber a visita da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará.

O objetivo principal da visita, foi preencher um relatório que irá ajudar a mapear a situação das escolas públicas do Estado do Ceará.

Participaram da recepção e conversa com a Comissão de Educação, a atual Diretora Gláucia Ribeiro; A Regente do Centro de Multimeios, Prof Izabel; O Aluno integrante da Rede Sales Campos de Comunicação, Paulo Luiz; A Vice - Presidente do Grêmio, Rosyvânia; O Porteiro da Escola, Luis Cláudio; a Secretária, Karla Cabral; E a aluna do 3º Ano B, Raquel Goiana.

A visita foi recheada de muita simpatia das integrantes da Comissão, e todos os presentes na Reunião com a Comissão derão suas opinião sobre diversos temas, dentre eles: Estrutura Física da Escola, Convivência dos Alunos, Professores e etc.

Esperamos ter colaborado com a Comissão e esperamos, manter uma parceria for te entre Escola e Assembleia Legislativa.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Novo Portal da EEFM Sales Campos

A partir de hoje (21/04/2010), o Portal da EEFM Sales Campos na Internet está completamente cheio de mudanças, feitas pensando em um melhor conforto de nossos internautas durante a navegação pelo portal.

A equipe de designer e contéudo do portal, decidiu primeiramente mudar todo o designer antigo que aliás era bem simples, e hoje passou a ser mais completo e cheio de contéudos de primeiro qualidade, esse foi o resultado de uma parceria da equipe de designer e redação do Portal da EEFM Sales Campos na Internet e também da Rede Sales Campos de Comunicação.

No novo Portal, continuamos com as páginas Entretenimento, Espaço do Aluno e Espaço Pedagógico. Umas das grandes mudanças, foi a implementação da TV Sales Campos em nossa página oficial, que com certeza vai nos proporciar vídeos tanto da escola, como de toda cidade.

Nossa equipe de designer do portal, ainda está em fase de conclusão da Galeria de Fotos, cuja irá ter todos as fotos de todos os eventos da escola. Além disso, criamos um link direto com você, a página de recados agora fica na página principal de nosso portal, e você pode opiniar e participar das promoções oferecidas pela Rádio Escolar.

Criamos também um grupo de e - mail no Gmail, onde todos os internautas ligados em nosso portal, poderá cadastrar seu e - mail e receber todas as notícias em seu e - mail diariamente.

Ufa! Depois de falar sobre o nosso novo portal, temos que admitir que a presença da comunicação através da Internet, acaba influenciando e melhorando o processo de aprendizagem escolar.


Fonte: Redação da Rede Sales Campos de Comunicação

sábado, 17 de abril de 2010

Matrículas do POPFor são prorrogadas até o dia 22

São oferecidas 1500 vagas para pessoas que tenham cursado escola pública.

As inscrições para o cursinho Pré-Vestibular Popular de Fortaleza (POPFor) foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (22). As matrículas são gratuitas e podem ser feitas na sede do Pro-médio, localizada à Av. Luciano Carneiro, nº 2123, Vila União, das 8h30 às 17h. São oferecidas 1.500 vagas.

Para se inscrever, é necessário apenas ter cursado a escola pública. Os interessados devem apresentar comprovante de endereço, certificado de conclusão (ou declaração de que está cursando o 3º ano) do Ensino Médio em escola pública, cópia da carteira de identidade e do CPF, além de duas fotos 3x4. Os alunos matriculados no cursinho têm direito a fardamento, apostilas e carteira de estudante.

As aulas do POPFor acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e são ministradas por monitores orientados pela coordenação administrativa e pedagógica. O conteúdo das aulas é baseado no programa de Vestibular das Universidades. O curso oferta ainda oficina de redação, vestibular simulado e curso de Educação para a Cidadania. Em 2010, 33 estudantes do cursinho foram aprovados no vestibular da Universidade Federal do Ceará.

O cursinho ainda oferece Apostilas, Fardamento, Mochilas e Carteiras de Estudantes totalmente custeada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

EEFM Sales Campos visita a IX Bienal Internacional do Livro no Ceará

Realizada de 09 á 18/04/2010, no Centro de Convenções de Fortaleza, os alunos da EEFM Sales Campos visitaram os dois primeiros dias da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Um evento, que incentiva a leitura a compra de livros com preços acessíveis e com certeza muda o quadro da educação cearense. Em nossa escola visitaram o evento no primeiro dia, cerca de 100 alunos do ensino médio, alunos divididos entre 1º, 2º e 3º ano. Sem contar que saíram dois ônibus da nossa escola, com alunos cheio de vontade de conferir as novidades do evento deste ano. Já no segundo dia, saiu um ônibus com cerca de 90 alunos do Ensino Fundamental.

Ao chegar ao local do evento, os alunos encantaram - se com obras da literatura brasileira, ortografia, psicologia, comunicação, história, geografia, contos e etc. É importante ressaltar também que 51 alunos dentre os 100 escolhidos para visitarem a bienal, foram premiados com o Card. Livros (Cartão de Compras de Livros), no valor de R$ 50,00.

“A bienal foi maravilhosa, e importante evento no âmbito estadual, gostaria de agradecer ao Governo do Estado e a Secretaria da Educação, pela oportunidade de nós alunos, recebermos esse cartão, que com certeza proporcionou aos alunos da escola pública, a comparem livros, só eu comprei sete livros com esse valioso cartão. Espero vir mais vezes, na bienal deste ano, afirmou Paulo Luiz, aluno do 3º Ano do Ensino Médio”.

Matéria: Paulo Luiz

Seminário vai debater a Criança e Adolescente na Mídia

Agência Catavento - Rede ANDI promovem o Seminário “Criança e Adolescente na Mídia: Qualificando o Discurso para Transformar a Realidade”, nesta quinta-feira (15), às 18h, no Auditório da Biblioteca do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento integra o projeto “Infância em Pauta – o jornalismo social em defesa dos direitos de crianças e adolescentes do estado do Ceará”.

Através do Seminário, a Agencia Catavento pretende estimular a discussão sobre a função do jornalista na defesa da criança e do adolescente, levando em consideração o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual afirma que é dever da sociedade, em geral, cuidar da garantia dos direitos de cidadãos nesta faixa etária. A discussão será feita com professores, estudantes de jornalismo e atores sociais, a partir da análise da abordagem de matérias de jornais sobre o tema.

Como convidados da mesa de debates estão a jornalista do jornal O Povo, Lucinthya Gomes, a doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância Adolescência e Mídia (GRIM) da UFC, Inês Vitorino e o adolescente, participante do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), Paulo Luís Fonseca.
A intenção é que o debate seja plural, com a participação de um jornalista sensível à temática, que abordará o processo de construção da notícia, tratamento das fontes e compreensão sobre o tema; de um professor da universidade, o qual trabalhará a questão da função social do jornalismo e de um adolescente que revele a sua opinião sobre como a juventude é retratada pelos jornais. Luana Amorim, jornalista responsável pela Agência Catavento, explica que a presença de um adolescente colabora para a qualificação do debate. “A contribuição do adolescente vem recheada de considerações de quem vivencia o processo e de quem se vê diariamente nas páginas dos jornais”, completa.

* Com informações da Agência Catavendo - Rede Andi
Contato: Luana Amorim, jornalista da Agência Catavento Rede ANDI (fone: 85 3252 6990 / 85 8836 5570)


Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Conae: Aprovada Proposta reserva de 50% das vagas em universidade pública


A Conferência Nacional de Educação (Conae), que terminou na quinta-feira, aprovou a reserva de metade das vagas nas universidades públicas para alunos egressos de escolas públicas, sendo respeitada a proporção de negros e indígenas em cada Estado, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também foi sugerida a destinação para a educação de metade dos recursos obtidos a partir da extração do petróleo da camada pré-sal.

Do montante do pré-sal proposto para o setor, 30% ficariam com a União para investimento em educação profissional e superior e 70% com Estados e municípios para aplicação na educação básica. O documento completo com as propostas aprovadas na conferência estará disponível até o fim deste mês no site conae.mec.gov. br.

Em São Paulo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu inscrições para preencher vagas remanescentes do vestibular, mediante reopção de curso. Poderão se inscrever, até sexta-feira no site vunesp.com.br, candidatos classificados que não foram convocados para matrícula. A classificação será divulgada no dia 12. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 8 de abril de 2010

POPFor abre 1.500 vagas para novos alunos em 2010

As inscrições para o cursinho Pré-Vestibular Popular de Fortaleza (POPFor) tiveram início nesta segunda-feira, 12, e se estendem até o dia 16 de abril. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas na sede do Pro-médio (Av. Luciano carneiro, 2123 – Vila União), das 8h30 às 17h. São oferecidas 1.500 vagas. Para se inscrever, é necessário apenas ter cursado a escola pública. Os interessados devem apresentar comprovante de endereço, certificado de conclusão (ou declaração de que está cursando o 3º ano) do Ensino Médio em escola pública, cópia da carteira de identidade e do CPF, além de duas fotos 3 x 4. Os alunos matriculados no cursinho têm direito a fardamento, apostilas e carteira de estudante. As aulas do POPFor acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e são ministradas por monitores orientados pela coordenação administrativa e pedagógica. O conteúdo das aulas é baseado no programa de Vestibular das Universidades. O curso oferta ainda oficina de redação, vestibular simulado e curso de Educação para a Cidadania. Em 2010, 33 estudantes do cursinho foram aprovados no vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Confira as escolas onde acontecem as aulas do cursinho

--> Regional I
Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Localização: Rua: Cônsul Gouveia, 57 Carlito Pamplona

--> Regional IV


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Fortaleza

EEFM Sales Campos participará nesta sexta - feira dia 09/04/2010 da IX Bienal do Livro do Ceará

Nesta sexta - feira dia 09/04/2010 a EEFM Sales Campos, participará da IX Bienal do Livro do Ceará que acontecerá no Centro de Convenções.

A Escola irá participar em dois dias, sendo eles: Sexta - feira (09/04) e Segunda - Feira (12/04). No primeiro momento que será nesta sexta - feira, a escola irá levar para visitar a IX Bienal do Livro do Ceará, com 100 alunos, todos eles do Ensino Médio. No segundo momento, que será na próxima segunda - feira a escola, irá participar com os alunos do Ensino Fundamental.

Para incentivar a aquisição de livros, a Seduc vai doar card livros aos alunos, professores e técnicos da área educacional. Ao todo serão 13.985 vales, num investimento na ordem de R$ 1 milhão. Este ano, o tema da Bienal será “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”, com o objetivo de revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. A escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010, será a homenageada desta edição. A Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Só para os alunos do Ensino Médio da escola, serão cerca de 31 cards livros. Onde o critério de escolha foram, quem são os alunos que mais lêem livros na bibllioteca da escola e os alunos que participam do processo de aprendizagem escolar.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alunos da EEFM Sales Campos recebem livro até sexta - feira dia 09/04/2010

Depois do feriadão da Semana Santa, uma semana após a EEFM Sales Campos começou o Processo de Entrega de Livros do Ensino Médio e Fundamental.

É importante ressaltar que todo trabalho foi muito desenvolvido pelo Centro de Multimeios da EEFM Sales Campos, liderado pela Profª Izabel Piaulino e apoiada pelas Professoras Jacqueline Deodato, Lia Magalhães e Verônica.

Organizado com todo cuidado e rigor, o Centro de Multimeios juntamente com o Núcleo Gestor da EEFM Sales Campos, organizou todo um calendário de entrega, começando pelo 3º Ano do Ensino Médio e terminando 7º Ano do Ensino Fundamental.


Mas qual será a importância do livro didático no processo de aprendizagem escolar?

O livro didático assume certa importância dentro da prática de ensino brasileira nestes últimos anos, isso é notável. O livro ele é importante, poi ele ajuda o aluno a aprender muito mais rápido e de forma mais prática. Sem contar que o livro abrage uma bagagem de informações muito maior do que as aplicadas em sala de aula.

Dicas de Conservação:

1. Encampe os seus livros;
2. Preserve ele;
3. Cuide dele e lembre - se de que outros alunos no an que vem usarão ele.

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com