terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ATENÇÃO

A EEFM Sales Campos está fazendo seleção de professores temporários para preencher as vagas até o encerramento do ano letivo de 2011. Os interessados devem ligar para 3101 2390 e terá maiores informações.

DISCIPLINA

TURMAS

TURNO

CARGA HORÁRIA

TIPO DE CARÊNCIA

1

PORTUGUÊS

9ºA,B,C e 2ºA

MANHÃ

16

LIC. SAÚDE

2

HISTÓRIA

9ºA,B,C

MANHÃ

6

C. DEFINITIVA

3

INGLÊS

1º B, C e 3º A

MANHÃ

4

C. DEFINITIVA

4

EDUCAÇÃO FÍSICA

9ºA,B,C /1º A,B, C/ 2ºA,B/3ºA

MANHÃ

15

C. DEFINITIVA

5

SOCIOLOGIA

1º A,B, C/ 2ºA,B / 3ºA

MANHÃ

6

C. DEFINITIVA

6

FILOSOFIA

1º A,B, C/ 2ºA,B / 3ºA

MANHÃ

6

C. DEFINITIVA

7

DIRETOR DE TURMA

1ºB

MANHÃ

5

C DEFINITIVA

8

FÍSICA

2ºA,B

MANHÃ

4

C DEFINITIVA

9

ARTE

6ºA,B / 7º A,B

TARDE

4

C DEFINITIVA

10

EDUCAÇÃO FÍSICA

6ºA,B/ 8ºA,B,C,D

TARDE

12

C DEFINITIVA

11

PORTUGUÊS

6ºA,B / 8º D

TARDE

12

LIC. SAÚDE

12

ARTE

8º A,B,C,D

TARDE

4

LIC. SAÚDE

13

INGLÊS

6ºA,B / 7º A,B/8ºA,B,C,D

TARDE

16

C DEFINITIVA

14

PORTUGUÊS

8º A,B,C

TARDE

12

LIC. SAÚDE

15

ENS. RELIGIOSO

8ºA

TARDE

1

C DEFINITIVA

16

HISTÓRIA

6ºA,B/ 7ºA,B

TARDE

8

C DEFINITIVA

17

CIÊNCIAS

6ºA,B/ 7ºA

TARDE

9

C DEFINITIVA

Mais Novidades na Biblioteca

Acompanhe as novidades na biblioteca do EEFM Sales Campos!

Histórias para ler sem pressa
A vida que ninguém vê
Inventário de segredos
Grafias urbanas
Estive em Lisboa e lembrei de você
Entre a espada e a rosa
Eu, Christiane F., treze anos, drogada e prostituída.
O bilhete premiado
O morro dos ventos uivantes
O unitário
São Bernardo
Um alpender, uma rede, um açude

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Novidades na Biblioteca

Os 13 Porquês
A Biblioteca da EEFM Sales Campos está com novidades no seu acervo.
A seguir alguns exemplos de títulos que recebemos.
Vá a Bibliotecae consulte.

Boa Leitura!!!


Papisa Joana



Um homem é um homem
Do coração de Telmah
Companhia três Marias
Por parte de Pai

Papisa Joana
Bartleby, o Escriturário
A solidão dos Números Primos
A bela e a fera
Duas vidas, dois destinos
7 Contos crús

Laboratório de Ciências

Caro aluno,

O Laboratório de Ciências informa que os alunos da E.E.F.M Sales Campos podem Participar do BLOG com artigos científicos, experiências e curiosidades na área das Ciências(Biologia, Química e Física).

Participe!!!

Alaíde Teixeira

Coord. de Laboratório.

Aula de Física 9º ano A

A aula foi realizada pelo Professor Miguel com a turma do 9º ano A.




Atividade de Sociologia

Discorra sobre os vídeos que você assistiu em sala de aula:




Abaixo você encontra os links dos vídeos que foram vistos na Aula:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dióxido de carbono afeta sistema nervoso dos peixes, diz estudo

As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2) podem afetar o cérebro e o sistema nervoso central dos peixes marinhos, com sérias consequências para a sua sobrevivência, revelou um estudo publicado na segunda-feira (16).

Segundo a pesquisa, as concentrações de CO2 estimadas para o fim deste século vão interferir na habilidade dos peixes de escapar de predadores.

O ARC (sigla de Centro de Excelência para Estudos de Recifes de Coral) informou que testou o desempenho de peixes jovens em água do mar com altos níveis de CO2 dissolvido ao longo dos anos.

"Agora está bem claro que eles sofrem uma alteração significativa em seu sistema nervoso central, podendo prejudicar suas chances de sobrevivência", disse o professor que divulgou as descobertas, Phillip Munday.

Em artigo publicado na revista "Nature Climate Change", Munday e colegas também detalharam o que afirmam ser a primeira evidência no mundo de que os níveis de CO2 na água do mar afetam um receptor cerebral chave nos peixes, provocando mudanças marcantes em seu comportamento e habilidades sensoriais.

A equipe de cientistas começou a estudar o comportamento de crias de peixe-palhaço e peixes-donzela ao lado de seus predadores em um ambiente de água enriquecida com CO2.

Eles descobriram que, enquanto os predadores eram pouco afetados, os filhotes apresentaram um desgaste muito maior.

"Nosso trabalho inicial demonstrou que o sentido do olfato em filhotes de peixes foi afetado pela presença de mais CO2 na água, o que significa que eles tiveram mais dificuldade de localizar um coral para se abrigar ou detectar o alerta de um peixe predador", disse Munday.

A equipe, então, examinou também a capacidade dos peixes de localizar e ocupar recifes à noite e evitá-los durante o dia, para ver se ela foi afetada.
"A resposta é sim. Eles ficaram confusos. Ser atraído pelos corais à luz do dia os tornaria presas fáceis para os predadores", acrescentaram os pesquisadores.

O estudo mostrou, ainda, que os peixes também tendem a perder o instinto natural de virar para a direita ou a esquerda, um importante fator de comportamento adquirido.

"Tudo isto nos levou a suspeitar que o que estava acontecendo não era simplesmente um dano ao seus sentidos individuais, mas, ao contrário, que níveis mais altos de CO2 estavam afetando o sistema nervoso central como um todo", acrescentou.

Munday afirmou que 2,3 bilhões de toneladas de emissões de CO2 são dissolvidos anualmente nos oceanos do mundo, provocando mudanças na química da água na qual vivem os peixes e outras espécies.


Fonte: Folha.com


Ao nosso aluno que faz desse espaço um lugar para descobrir novas idéias, queremos parabenizar e dizer que participem!!!

Alaíde Teixeira

Coord. de Laboratório.

Genes são responsáveis por 40% da inteligência ao longo da vida

Os genes são responsáveis por 40% da inteligência ao longo da vida do ser humano, enquanto os outros 60% são determinados pelo contexto, indica um estudo genético publicado nesta quinta-feira (19) na edição digital da revista científica "Nature". Peter Visscher, especialista em genética da Universidade de Queensland, considerou que a inteligência incide nas chances de sobrevivência, em declarações à emissora australiana "ABC".

Com o objetivo de saber por que algumas pessoas envelhecem mais inteligentes, o cientista australiano e pesquisadores britânicos examinaram testes de inteligência de mais de 2.000 pessoas, que o fizeram aos 11 anos de idade e depois aos 65. A maioria das pessoas que tinham uma inteligência média quando crianças a aumentou durante a etapa adulta, e as que tinham uma inteligência abaixo da média no início de sua vida mantiveram esta média na velhice.

O contexto no qual a vida se desenvolve, considerando-se fatores como nutrição, educação dos pais e escolaridade, contribui para o desenvolvimento da inteligência, comprovaram os pesquisadores. Durante o estudo, os especialistas também analisaram amostras genéticas e quantificaram o papel dos genes nas mudanças da inteligência à medida que o ser humano envelhece.

Fonte: Uol Notícias

É importante pesquisar e conhecer o mundo das Ciências. Seja um estudante curioso, descubra o que acontece a nível científico.
Publique no Blog da Escola, Você é capaz!!!

Alaíde Teixeira.
Coord. de Laboratório.

Cientistas usam alga e bactéria para produzir etanol

Um estudo recente aposta no uso da alga marrom como fonte para a produção de etanol. Segundo os pesquisadores que desenvolveram a técnica, o biocombustível marinho seria mais vantajoso se comparado ao método mais comum que utiliza a cana-de-açúcar.

Um dos primeiros pontos a favor é o local onde vivem. Por estarem nos oceanos, as algas dispensariam lotes de terra para seu "cultivo", não concorrendo com áreas reservadas ao plantio de alimentos.

Outro aspecto positivo, defendem os cientistas, é o tipo de açúcar altamente concentrado, revelando ser uma rica biomassa.

Os autores do estudo, que será publicado na edição da revista "Science" desta sexta-feira, pertencem à empresa BAL (Laboratório de Bioarquitetura), com sede em Berkeley, na Califórnia.

O grupo trabalhou com quatro tanques de algas mantidos em Puerto Montt, no Chile, e a bactéria Escherichia coli.

Geneticamente alteradas, a E coli pôde não só extrair o principal componente dos açúcares das algas --o alginato--, mas também fermentá-los para originar o etanol. Antes, a bactéria não era capaz de realizar esse feito.

No ínicio de 2011, cientistas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) fecharam um contrato de cooperação tecnológica com a empresa Algae Biotecnologia para a produção de outro biodiesel que utiliza também algas marinhas.

Elas seriam responsáveis pela "limpeza" da vinhaça (líquido que sobra após a produção do álcool), que serviria de base para a criação de um novo biodiesel.


Fonte: Folha de São Paulo

sábado, 14 de janeiro de 2012

O Bullying não tem menor graça

O bullying não tem a menor graça, pois quem gostaria de ser chamada de "Olívia palito" ou "nerd" ou até mesmo de "loira burra"? Na verdade, bullying não tem hora nem lugar para começar ou terminar.
O bullying é intimidar as pessoas, o bullying pode levar a pessoa a fazer coisas que num fez na vida.
O agressor pode ter comportamentos de criminosos, já as vítimas podem ter transtornos emocionais, não querer sair para nenhum canto, tudo isso por causa do Bullying.
Ainda tem gente que acha isso bonito! Ninguém iria gostar de estar no lugar daquela pessoa, pois ninguém quer ser xingado de vários apelidos terríveis ou ser empurrado, chutado, sacaneado e obrigado a fazer coisas que você não gostaria de fazer. Ninguém! E então, por que tem pessoas que ainda riem disso?
O bullying é tão perigoso, que ele leva a pessoa até a morte.


Gustavo Mendes
7º ano A

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Parabéns!!!

Estamos (EEFM Sales Campos) felizes com a conquista do Soares- Ciências Sociais na UFC. Parabéns e sucesso menino!!!!









Temos muito orgulho de você!!!

PARABÉNS!!!


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SPAECE

O que é?

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.


Data das Provas:

  • 16/01/2012 - 9º ano
  • 17/01/2012 - 3º ano
  • 18/01/2012 - 2º ano
  • 19/01/2012 - 1º ano

Provas 3º Bimestre

17/01/2012 - Linguagens e Códigos
  • Português, Inglês, Espanhol, Ed. Física, Arte (exceto o 1º ano)
18/01/2012 - Ciências da Natureza e Matemática
  • Matemática, Química, Física, Biologia e Ciências (exceto o 2º ano)
19/01/2012 - Ciências Humanas
  • História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ed. Religiosa (exceto o 3º ano)
20/01/2012 - Provas de:
  • Linguagens e Códigos - 1º ano
  • Ciências da Natureza e Matemática - 2º ano
  • Ciências Humanas - 3º ano
Obs. 1 - Prova de Redação 9 a 13/01 na aula de Língua Portuguesa.

Destaque em Poesia

À Deriva

Passível de atenção,
Desfilas sobre patas,
Como gatos ou gatas
Estranha sedução.
O suave transpirar,
De pernas enlaçadas
Ressalta aos olhares
Um tom de exultação.

Trêmulos suspiros,
Costas arranhadas,
Céus, arranha-céus...
Um doce-amargo mel
Extremo e atemporal
À sombra de um prazer
Desnudo... Desigual.

Cumprir a tua sina,
Ser teu, ser teu dever,
Teu ópio, teu ócio,
Teu tudo, teu cadê.
Ser fogo e lábios
Ser olhos e mar;
À deriva no oceano
Dos que não sabem amar.


Soares.

Atividade de Inglês

Atividade de Inglês para o 1º ano

Responda nos comentários quais as principais diferenças entre a Versão em Português e em Inglês da música do Michel Teló: Ai se eu te pego e If I catch You.

Camila

Geogebra Online

O que é o GEOGEBRA?

É um programa de geometria dinâmica, que permite realizar construções utilizando pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas assim como funções e alterar todos esses objetos dinamicamente após a construção estar finalizada.

Clique no link abaixo e acesse o Geogebra online!
Geogebra Online

Notícias sobre o PROUNI

Sobre o PROUNI:

O ProUni 2012 terá suas inscrições abertas em 14 de janeiro de 2012 e se estenderá até 19 de janeiro de 2012, segundo o comunicado oficial do Ministério da Educação, essa foi a data definida para a etapa de inscrições do 1º semestre de 2012 do Programa Universidade Para Todos, essa será a única etapa de inscrições do semestre, abaixo você pode consultar o cronograma com datas das chamadas e resultados do ProUni.. A expectativa é de que sejam oferecidas um total de 195.030 bolsas de estudo para estudantes em instituições de ensino privadas em todo o país, serão 98.728 bolas integrais e 96.302 parciais.
O estudante que prestou o Enem 2011, já deve conferir sua nota do Enem 2011, que deve estar acima dos 400 pontos para poder concorrer a uma vaga no ProUni 2012. Sabendo do resultado da sua nota, o candidato tem dos dias 14 a 19 de janeiro de 2012 para acessar o site oficial do ProUni, em prouniportal.mec.gov.br, e fazer sua inscrição no ProUni 2012, realizando a escolha das opções de curso e instituição, será possível escolher dois cursos em duas instituições diferentes. Ao longo do site você pode ter a outras informações sobre o ProUni e se inteirar da documentação necessária para a inscrição e dos critérios necessários para ter direito a bolsa integral ou bolsa parcial.
Boa Sorte!!

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com