sexta-feira, 30 de março de 2012

O que é o FIES?

FIES - Financiamento Estudantil
O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Após o atendimento prioritário aos cursos de graduação, havendo disponibilidade de recursos e autorização do Agente Operador do Programa, o FNDE , o FIES poderá financiar também cursos de mestrado e doutorado e cursos técnicos de nível médio.

Criado em 1999 para substituir Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC, o FIES já beneficiou mais de 560 mil estudantes, com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 6,0 bilhões entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos.

A partir de 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais, beneficiados com bolsa de 50%, do PROUNI – Programa Universidade para Todos. Apenas para este público já foram realizadas mais de 9,2 mil contratações.

O FIES é um dos programas do Governo que apresenta o maior padrão tecnológico. Praticamente todas as operações do processo, iniciando-se pela adesão das instituições de ensino, passando pela inscrição dos estudantes e divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet.

Esta modernidade representa comodidade e facilidade para todos os seus participantes. Isso além de garantir a confiabilidade e transparência a todo o processo, o que vai ao encontro da missão da CAIXA de dar maior efetividade às políticas públicas do Governo Federal.

Os critérios de seleção, impessoais e objetivos, têm como premissa atender à população com efetividade, destinando e distribuindo os recursos de forma justa e igualitária, garantindo a prioridade no atendimento aos estudantes de situação econômica menos privilegiada.

Esta iniciativa do Governo Brasileiro é mais um passo importante para a democratização do acesso à educação de qualidade, a fim de propiciar ao maior número possível de estudantes a permanência e a conclusão do ensino superior, contribuindo na formação dos líderes que conduzirão o futuro deste país.

terça-feira, 27 de março de 2012

Curso de Férias



A EEFM Sales Campos com o objetivo de colaborar com seus alunos do 3º ano vem mais uma vez oferecer estes Cursos de Redação e Matemática , da mesma forma que fez em 2010 e 2011, para oportunizar aos seus alunos a oportunidade de aprimorar os estudos para obtenção de bons resultados no ENEM e por consequência o acesso ao ensino superior, como também de prepará-los para a vida.
OBJETIVO: Propiciar o aprofundamentos dos estudos de Redação e Matemática

PÚBLICO ALVO: Alunos das turmas de 3º Ano de 2012

CARGA HORÁRIA: 27 horas

NÚCLEO GESTOR


Diretora: Gláucia Ribeiro

Coord. Pedagógica: Sonia Machado

Coord. Financeiro: Marcelo Soares

Secretária: Marlene Borges

PROFESSORES


Redação: Lacilda Silva

Licenciada em Letras – Português – Literaturas pela Universidade Federal do Ceará em 2007.2. Professora da rede estadual de ensino, aprovada em concurso público.


Matemática: Eduardo Mota

Licenciatura em Matemática UFC concluída em 2007, concursado no cargo de professor de matemática em 2010.


PROGRAMAÇÃO


  • 29/03

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 30/03

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 02/04

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 03/04

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 04/04

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 09/04

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 10/04

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 11/04

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h

  • 12/04

Redação – 8:50 às 9:40h

Matemática – 10 às 11:40h



Participe!!

Encontro do Ensino Médio

Dias 16 e 17 de Abril de 2012


Este encontro pretende estruturar a proposta de Reorganização Curricular do Ensino Médio desta Unidade de Ensino. Refletir e elaborar a partir discussões entre os diversos segmentos e no intuito de fornecer novos rumos ao trabalho pedagógico desenvolvido.

OBJETIVOS

  • Propiciar um momento de discussão e construção do Projeto de Ensino Médio da EEFM Sales Campos

  • Refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida pela escola.

  • Estudar as propostas pedagógicas já existentes em outras comunidades;

  • Elaborar a proposta pedagógica para o ensino médio da EEFM Sales Campos.


PROGRAMAÇÃO


Segunda - 16.04.12

7:30h – Acolhida

8h – Apresentação e justificativa do Encontro

8:30h – Fundamentação legal

  • Lei 9394/96 – LDB

  • PLAMETAS

  • PPP

9:15h – Lanche

9:30h – Palestra: EEM Adauto Bezerra

10:30 – Debate

Terça - 17.04.12

7:30h – Acolhida

8h – Formação dos grupos de trabalho

9:15h – Lanche

10: 30h – Plenária

NÚCLEO GESTOR


Maria Gláucia Ribeiro de Lucena

DIRETORA

Sonia Machado

Coordenadora Pedagógica

Marcelo Soares

Coordenador Escolar

Marlene Borges

Secretária

PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA

Anatália Franco

Ciências Humanas

Lacilda Silva

Linguagens e Códigos

CENTRO DE MULTIMEIOS

Izabel Piaulino

Regente

Jacqueline Deodato, Verônica e Lia

Apoios


domingo, 25 de março de 2012

Conferência dos dados

Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

sábado, 24 de março de 2012

Como passar no Enem

As provas do Enem 2012 foram definidas pelo MEC – Ministério da Educação para os dias 3 e 4 de novembro. O exame é indispensável àqueles que desejam ingressar ou prosseguir com os estudos no ensino superior, pois oferece bolsas integrais e parciais em Instituições Privadas de Ensino Superior, através do Prouni, e vagas em Instituições Públicas de Educação Superior, através do Sisu. Além disso, o Enem concede Certificação de Conclusão do Ensino Médio para aqueles que não concluíram os estudos e dá aos estudantes a possibilidade do financiamento dos estudos, através do FIES.

Passar no Enem 2012 pode parecer difícil, mas algumas atitudes tomadas antes, sem dúvidas, serão de grande ajuda. Por exemplo fazer um simulado do Enem 2012. Leia um pouco sobre isto antes de se aprofundar sobre as notas necessárias para passar no Enem.

Antes mesmo da realização das provas, muitos estudantes se perguntam e procuram saber qual a pontuação necessária para ser aprovado no exame e também como passar no Enem 2012.

Primeiramente devemos entender a estrutura do exame: são 180 questões de múltipla escolha, contendo cinco alternativas com apenas uma correta. No sábado são aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com 45 questões. No segundo dia (domingo) são aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e Matemática, também 45 questões para cada área, mais a redação. No resultado final o candidato recebe sua nota individual em cada área de conhecimento e na redação. As notas podem ir de 0 a 1000.

Não é tarefa simples calcular a nota do Enem. Isso por que ela não se dá proporcionalmente pelo número de questões corretas. A nota do Enem é calculada com base na TRI – Teoria da Resposta ao Item, calculada através de desvio padrão, que é uma medida de dispersão dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média. Em uma linguagem mais simplificada, a nota do Enem é a representação de como está seu nível de conhecimento em relação à média dos demais estudantes do Ensino Médio no Brasil.

Para quem deseja passar no Enem 2012, o primeiro passo é obter a pontuação necessária para poder participar dos programas que distribuem as vagas:

No Prouni, para poder efetuar a inscrição e concorrer às vagas, deve-se obter, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas (quatro áreas de conhecimento e redação). Além disso, o candidato deve ter obtido nota superior a zero na redação.

No Sisu podem se inscrever os candidatos que tenham obtido nota maior do que zero na redação do Enem.

Já para tirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do ENEM 2012 é preciso que o aluno tenha uma quantidade mínima de 400 pontos na média geral das 4 provas principais e 500 pontos na redação.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies devem simplesmente participar do exame para efetuar inscrição e financiar os estudos.

Como ficará a revisão da redação do Enem 2012

Os estudantes terão direito de revisão da redação no ENEM 2012? Tentaremos esclarecer este questionamento neste artigo. A revisão da redação ENEM 2012, assim como a vista das provas, serão concedidas a todos os participantes que desejarem. Os candidatos que realizarem os exames deste ano também terão a garantia de prazo para recursos.

Nós analisamos detidamente como será a redação do Enem 2012. Neste aspecto nada muda. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP – (www.inep.gov.br) firmou, junto com o Ministério Público Federal, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete em conceder vistas das provas do ENEM 2012 a todos os participantes. O TAC é um documento utilizado pelos órgãos públicos, em especial pelos ministérios públicos, para o ajuste de condutas contrárias à lei. Ele não anula o direito dos estudantes de lutarem por seus direitos.

Todas as novas medidas tomadas para a edição deste ano são reflexos de ações anteriores. Alguns estudantes que fizeram o ENEM no ano passado (2011) recorreram à Justiça Federal buscando uma nova avaliação de desempenho.

No estado do Ceará, Iago Tércio de Sousa conseguiu o direito de acessar o espelho digitalizado de sua redação com as devidas correções da banca. Tal decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que alegou o feito como uma representação do exercício do direito ao contraditório e à ampla concorrência. Mas, como nem tudo são flores, o Ministério da Educação (MEC) informou que vai recorrer da decisão e que estuda um recurso.

O INEP alega que não possui condições técnicas suficientes para apresentar o espelho da prova e conceder o direito de revisão a todos. No entendimento do Instituto, não é papel do Judiciário julgar o mérito administrativo do ENEM, pois o Exame não pode ser visto como uma espécie de concurso público. Somente a partir da edição deste ano (2012) o Termo de Ajustamento de Conduta será levado em conta para recursos do tipo.

As redações do ENEM são avaliadas por dois corretores independentes. A média aritmética entre as notas estabelecidas por eles é a pontuação final. Caso haja discrepância nas duas avaliações, a nota de um terceiro corretor passa a ser soberana sobre os demais.

O ENEM ganhou grande importância nos últimos anos e vem crescendo cada vez mais. Ele deixou de ser apenas uma avaliação de desempenho dos estudantes do ensino médio, para se tornar o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

Data das provas

As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro (sábado e domingo). As áreas de conhecimento serão as seguintes: 1) Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia, e sociologia); 2) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia); 3) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação); 4) Matemática e suas Tecnologias (matemática). Os candidatos terão que responder 45 questões de cada uma destas áreas e escrever uma redação do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema específico. No primeiro dia serão aplicadas as provas 1 e 2, enquanto as áreas 3, 4 e redação serão feitas no segundo dia.

No dia dos exames os candidatos precisam chegar com antecedência, portando um documento de identificação original com foto. O gabarito só pode ser preenchido de caneta esferográfica preta (feita de material transparente).

Não deixe para providenciar tudo de última hora. Faça o possível para evitar transtornos e nervosismos. Prepare-se e boa sorte!

Como se inscrever?

Os interessados em realizar as provas do ENEM 2012 deverão acessar o site oficial do INEP, tendo em mãos seus documentos pessoais (RG e CPF) e endereço completo. No ato da inscrição é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome completo, identidade (RG), endereço, idioma escolhido para prova de língua estrangeira, local onde deseja realizar as provas, situação escolar, informações sobre a escola (caso esteja cursando o ensino médio) e perfil socioeconômico. É de inteira responsabilidade de a pessoa conferir todas as informações prestadas e guardar o número de inscrição gerado.

Os portadores de necessidades especiais devem informar sua situação no momento da inscrição. Quem estiver interessado em obter o certificado do ensino médio ENEM 2012 deve informar tal interesse, além de indicar uma das instituições certificadoras autorizadas para receber seus respectivos dados cadastrais e resultados.

Notícias Enem 2012

ACOMPANHAMENTO DE INSCRIÇÃO DO ENEM 2012


Lei da Inércia

Até o início do século XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessário que actuasse uma força sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objecto continua a mover-se com movimento rectilíneo e com velocidade constante".
Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram.

Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, também conhecida como Lei da Inércia:

"Quando a resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme"
Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si.
Quanto maior for a massa de um corpo, maior será a sua tendência para manter a sua velocidade. A esta propriedade chamamos inércia.
A expressão "resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula" é, para nós, sinónimo de equilíbrio.
Esse equilíbrio pode manifestar-se de duas formas:
Quando a força que atua sobre o corpo é nula (Fr=0) => A aceleração é zero => equilíbrio (pode ser estático ou dinâmico)
O equilíbrio é estático => Repouso (velocidade zero)
O equilíbrio é dinâmico => Movimento Rectilíneo Uniforme (MRU) (velocidade constante e diferente de zero)
O princípio da inércia explica porque é que as pessoas se ferem em acidentes automobilísticos. Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca, devido à colisão, a tendência das pessoas é manterem-se em movimento. Daí resulta que os corpos são projectados contra o pára-brisas ou outras partes do carro.
O uso do cinto de segurança tenta minimizar este efeito, fixando as pessoas ao veículo.
Este princípio explica também porque é que somos projetados para trás, quando o automóvel arranca rapidamente.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Networking

Tomado erroneamente por alguns como forma de conhecer gente influente, o network, ou trabalho em rede é uma magnífica ferramenta para se conseguir viver em uma utópica sociedade trabalhista quase marxista. Está estranhando esta comparação? Então, eu estava certo: Você precisa rever seus conceitos, meu rapaz!

Para a maioria dos afoitos e interesseiros networkers, a troca de influências deve ser boa apenas para um lado (o deles, é claro). Então, o cara começa a colecionar telefones e emails do presidente da Fudobrás do Brasil, da Interfuders Incorporated, do primo da mulher do Presidente Lula... Nossa mãe! O cara é mesmo influente... Sabe o que este mané vai conseguir? Nada! Apenas migalhas, atiradas como esmolas a mendigos.

O verdadeiro networker é quase religioso (amai-vos uns aos outros), é meio comunista (dividindo a riqueza com seus iguais), é um andarilho (não tem medo de gente, se misturando mesmo à mais heterogenia platéia).
Existe uma lei universal, que rege o conceito do network: “Tudo que você der ao universo, voltará para você!”

Sabe aquela historinha de que todo mundo está a apenas sete pessoas de distância de qualquer outra? Este conceito é fantástico, por que é verdadeiro! O que às vezes não fica claro, é que estas tais sete pessoas podem ter qualquer qualidade financeira, cultural ou estética. Você talvez consiga chegar mais facilmente a uma reunião com o Bill Gates sendo amigo da empregada doméstica da secretária do homem, do que sendo amigo de outro poderoso presidente de empresa.

O network é uma ferramenta de compartilhamento de recursos e contatos. É muito mais a respeito ceder ajuda a seus queridos companheiros, do que esperar que eles o façam por você. A mágica é justamente esta! A ajuda que você tanto precisa, vai chegar até você, sem que você precise pedir. Isto acontecerá, pois você já terá plantado as sementes certas.

O network (esta ação de marketing pessoal através da qual cultivamos bons contatos profissionais, indicando-nos uns aos outros) já conseguiu grandes feitos (por bem e por mal), juntando provas irrefutáveis a seu favor!

A comunidade judaica ganhou força e influência no mundo moderno, graças ao forte e consistente network cultivado por esta grande nação. Da mesma forma, a admirável comunidade negra americana vem conseguindo um espaço histórico na sociedade americana. O mercado da moda, só cresceu graças ao imenso network que existe mesmo em suas esferas mais esquecidas pela mídia (as camareiras, os maquiadores, os modelos em início de carreira, trabalham em forte network para encontrarem onde está o trabalho!).

Antes de ser uma troca de contatos com profissionais do seu mesmo patamar, o network deve ser uma troca generosa com profissionais de competências e
esferas diferentes das suas. É exatamente como se fazia antigamente: Eu planto feijão e você arroz – Desta forma, temos muito a trocar.

Quer começar um bom network profissional? Comece respeitando seus concorrentes. Nunca fale mal deles, pois estes são seus maiores observadores (e admiradores). Depois, desça até a portaria do seu moderno prédio comercial, e convide o porteiro para tomar uma cervejinha! Quando chegar em casa, converse com seus filhos, sua esposa, seu marido. Pegue já o telefone e ligue para seu pior inimigo. Faça as pazes! Pague suas contas em dia, mesmo que precise vender aquele mercedão conversível na sua garagem e andar de ônibus... Ah! Já que toquei no assunto, ande um pouquinho de ônibus, pegue o metrô de vez em quando. Aceite conversas interessantes com pessoas que teimam em falar com você.
E como dizem os escoteiros : “Faça uma boa ação por dia, assinando com sua espada!” (Huuummm...Acho que este era o Zorro, não é? Sei lá...).

Gesto de Impacto

Seu jeito de cumprimentar as pessoas revela muito sobre você. Veja o que seu aperto de mão pode estar dizendo.

Por Ilana Berenholc.

Um dos poucos contatos físicos permitidos no mundo profissional é o aperto de mão. É a forma de cumprimento indicada no primeiro contato com clientes, fornecedores, colegas de trabalho, etc. Com esse pequeno gesto você pode conseguir saber muita coisa sobre a personalidade de seu interlocutor e, ao mesmo tempo, passa para ele informações sobre você.

Saber como dar o aperto de mão é muito importante para não transmitir uma imagem equivocada que pode colocar tudo a perder. Veja o que seu aperto de mão pode estar "dizendo":

o quebra-ossos: ser firme é diferente de ser forte. Ao contrário de transmitir autoconfiança, esse aperto de mão indica uma personalidade agressiva e dominante. Demonstra também que você está tentando intimidar seu interlocutor. Sem falar que vai machucá-lo.

o maria-mole: não tenha medo de segurar a mão de seu interlocutor com firmeza. Ao deixar a mão solta, você transmite falta de entusiasmo e energia.

o avarento: aquele que cumprimentar só com a ponta dos dedos passa a impressão de que é inseguro.

o sanduíche: ao fazer um sanduíche com a mão do interlocutor, você pode dar a idéia de que é condescendente ou, então, dominador.

o gangorra: ficar chacoalhando a mão do outro para cima e para baixo acaba transmitindo um entusiasmo excessivo, pouco natural.
Você deve estar se perguntando qual é, então, a melhor maneira de cumprimentar alguém. A resposta é simples: o aperto de mão deve ser firme e direto. Estenda sua mão direita, mantenha os dedos juntos e o polegar para cima. Deslize sua mão até que o ângulo formado por seu polegar e indicador encoste no ângulo da outra pessoa. Sua palma da mão encosta na palma da mão do outro. Segure firme, faça dois movimentos e depois solte. Ao mesmo tempo, olhe nos olhos da pessoa e sorria. Vale lembrar também que no meio profissional, qualquer pessoa pode iniciar o aperto de mão, seja mulher ou homem. No entanto, a pessoa que oferece a mão primeiro é vista como mais confiante e segura.
Fonte: Revista Você SA, janeiro de 2004

NAS NOVAS ENTREVISTAS DE EMPREGO, OS SEUS NERVOS É QUE VALEM

Lembra-se de quando empresas como Microsoft e McKinsey se divertiam submetendo seus candidatos a empregos a sessões de estratégia extenuantes? Se você acha que aquilo era duro, imagine uma entrevista em que nenhum volume de pesquisa ou informação de pessoas de dentro da empresa pode ajudar. Imagine, aliás, que tudo que você pode fazer é engolir um café da manhã saudável, vestir seu terno mais bonito e torcer pelo melhor. Na nova entrevista, eles não testam apenas o que você sabe. Testam também quem você é.

A coisa chama-se entrevista situacional e está se tornando rapidamente um must no mundo da busca de emprego. Na cultura de cautela pós-Enron, corporações estão considerando uma percepção óbvia: que um currículo brilhante e uma personalidade vencedora são quase tão precisos na determinação de um desempenho profissional quanto analistas de Wall Street na escolha de ações. Agora, com o acompanhamento atento de acionistas, a queda nas contratações e os cortes de despesas, nenhum administrador pode se dar ao luxo de contratar a pessoa errada. Companhias desde a J. P. Morgan Chase à General Electric - e centenas de outras - estão adotando os novos métodos. E isso não deve surpreender. Enquanto a entrevista convencional foi considerada apenas 7% precisa na previsão do desempenho profissional, a entrevista situacional alcançou uma classificação de 54% - a mais bem classificada entre todas as ferramentas de entrevista.

A superioridade da técnica situacional resulta de sua capacidade de enredar o mais esperto dos entrevistados. Evidentemente, cada candidato deve exibir uma dose saudável de conhecimento profissional, mas comportamento e firmeza de caráter desempenham um grande papel - e isso não pode ser facilmente burlado neste cenário de aula de dramaturgia no escritório. Por exemplo, um candidato a analista de um banco de Wall Street poderia ter de enfrentar, por exemplo, um cliente com uma discrepância contábil. A coisa não acontece no papel, mas em tempo real - com administradores e especialistas observando de perto. O entrevistador, ou algum assessor de treinamento em recursos humanos de fora da empresa, desempenha o papel de cliente irado ao telefone, zangado pelo dinheiro que perdeu quando uma transação não foi realizada em tempo. A coisa é montada como um erro óbvio da parte do banqueiro.

Os entrevistadores observam as reações dos candidatos: como eles processam a complexa informação contábil, sua habilidade para acalmar o cliente, o que sua linguagem corporal revela sobre suas próprias deficiências e que palavras eles escolhem. "São recriações muito vivas. Não há tempo para encenar um ato", diz Ron Garonzik, que chefia a prática de serviços de avaliação da firma de consultoria de recursos humanos Hay Group. Nesse exemplo, não ser honesto sobre o erro ou manifestar raiva ou frustração - por mais que seu currículo possa ser brilhante - significa que você está fora.

Entrevistas comportamentais também estão sendo buriladas para outras ferramentas que, até recentemente, estavam reservadas a contratações de elite. O sistema de teste de personalidade Caliper, por exemplo, que examina candidatos pela sua capacidade de inteligência emocional e aptidão para o emprego, viu seus negócios aumentarem 20% neste ano. Segundo o presidente e CEO Herb Greenberg, FedEx, Wal-Mart e BASF começaram a usar testes de personalidade para candidatos de alto a baixo da hierarquia, diz Greenberg.

Isso não é barato: um simples teste Caliper de duas horas com analise custa US$ 245. Uma entrevista situacional terceirizada sobe para US$ 500 cada. As pesquisas de antecedentes, que aumentaram dramaticamente no ano passado, também são um elemento crucial na seleção de candidatos. Usar tudo isso acresce centenas de dólares ao custo da contratação - mas pode poupar milhões evitando uma escolha errada.

Evidentemente, a nova entrevista tem seus inconvenientes. As companhias correm o risco de hostilizar candidatos que podem sentir que alguma linha de seu território pessoal foi invadida. Além disso, algumas empresas se preocupam com a lisura dos testes de personalidade. "Você precisa ter certeza de que não há vieses de gênero e raciais inerentes
no teste", diz um executivo de um grande banco de investimentos de Nova York que recentemente ampliou o uso do desempenho direcionado de papéis.

Aumentos reles. Bônus sumindo.Custos de saúde inflando. Some-se a isso outra coisa para os candidatos a emprego se preocuparem - suas personalidades sem treinamento prévio.

O Currículo

Deve conter de forma concisa e objetiva seu histórico pessoal, escolar e profissional. O currículo funciona como um cartão de visitas. Devem-se valorizar todas as qualidades e habilidades que possam fazer a diferença. Escreva no máximo duas páginas. Evite usar fontes mirabolantes e cores muito chamativas.
Como é
• As informações devem estar em ordem cronológica – das mais recentes para as mais velhas – e em ordem de importância – do mais importante para o menos importante.
• Avalie e coloque na frente o que for mais relevante: sua formação ou sua experiência profissional. Estudos no exterior ou trabalhos, mesmo que informais, contam pontos a seu favor.
Não se esqueça das seguintes informações
• Dados pessoais: nome, idade, telefones e e-mails para contato. Evite: fotos, número de documentos, filiação.
• Área de interesse: indique a área na qual você deseja estagiar ou ser trainee. Evite: dados vagos ou abrangentes. Mantenha o foco no cargo que você quer.
• Formação: nome da universidade, curso, período que está cursando e previsão de conclusão. Coloque também o nome da escola onde cursou o ensino médio e o ano de conclusão. Evite: colocar a escola onde fez o primeiro grau, a não ser que tenha estudado no exterior nessa época.
• Cursos extracurriculares: cursos feitos no exterior, cursos específicos de sua área, cursos de idiomas (especifique o grau de domínio), nível de conhecimento em informática. Se você obteve algum certificado nesses cursos, inclua-os. Evite: relacionar cursos que não têm relação com a área do cargo desejado.
• Experiência profissional: Descreva qualquer experiência de trabalho (mesmo que não tenha sido um emprego). Lembre-se de que, numa seleção, para estagiário ou trainee, no qual muitos candidatos nunca trabalharam, qualquer experiência conta pontos a seu favor.

Cartão de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contato.

Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contato e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contato.

- O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se você trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, o endereço com telefones e fax e a direita seu e-mail e celular. Se você é autonomo, seu nome e ocupação com os dados devem bastar.

- Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que, de cara, você demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de visitas.
- Todas as informações devem estar atualizadas. Mudanças de telefones e e-mails, exigem mudança de cartão e não rabiscar a alteração às pressas no momento da entrega do mesmo.
- O melhor momento para trocar cartões - vai depender das circunstâncias. Normalmente, em uma reunião com mais de três participantes onde as pessoas acabam de se conhecer, os cartões são trocados logo no início. Fica mais fácil localizar quem é quem. Se, no entanto, são apenas duas pessoas em um primeiro encontro e a conversa já está fluindo bem, pode-se perfeitamente trocar cartões na hora da despedida.
- Se a ocasião é social, você conheceu alguém e lhe interessa continuar o contato seja discreto/a: despeça-se e, apenas na hora de ir embora, entregue-lhe seu cartão. Ainda assim, sem chamar muita atenção, afinal, trata-se de uma reunião social.
- Finalmente, se alguém lhe entrega um cartão, o mais cortês seria retribuir o gesto . Como muitas vezes não estamos com eles à mão, ainda assim é gentil mostrar boa vontade e anotar o nome e telefone em um papel e entregá-lo a pessoa em questão.
- Justamente por exigir que sejam trocados, os cartões não devem ser distribuídos a torto e direito, mas apenas entregues a pessoas com quem desejemos de fato desenvolver um relacionamento profissional ou de amizade.
- Atenção: nem pense em dobrar a pontinha. É muito, mas muito deselegante mesmo.
- Porta cartões podem parecer supérfluos mas não são: eles protejem, evitando que as bordas fiquem sujas ou gastas. Portanto, invista em um, liso, de couro ou em um material mais resistente como metal prateado ou escovado para carregar os seus.
- Cartões sociais - ele pode ser duplo, com apenas o seu nome e sobrenome impressos na frente. Ou simples. Eles servem para mandar flores, presentes, pequenos recados acompanhados de qualquer objeto que se queira mandar ou devolver. E, nesse momento, o cartão profissional com toda a burocracia de dados impressa, simplesmente não serve.

A MENSAGEM SECRETA DAS CORES


A cor é uma das formas mais instantâneas de transmitirmos mensagens sobre nossa personalidade, valores e intenções. Não é a toa que o marketing das empresas desenvolve estudos minuciosos para a seleção das cores para a embalagem de produtos, logotipos, websites, entre outros. A cor também é uma forma de comunicação entre as pessoas. Na primeira impressão, sua coloração pessoal - a cor de seus olhos, pele e cabelo - afetam a percepção que os outros têm de você. As cores que você seleciona para seu guarda-roupa profissional também afetam essa percepção. Veja abaixo quais são as mensagens transmitidas pelas diferentes cores e use-as para transmitir a imagem que deseja. Lembre-se que a mensagem principal será transmitida pela cor dominante do seu traje.

Cores Neutras

Marinho
É a cor mais popular no mundo dos negócios. Transmite profissionalismo, seriedade, honestidade, integridade e confiabilidade. Transmite a imagem de uma pessoa clássica e conservadora, comprometida com o trabalho e organização.

Preto
Transmite sofisticação e elegância. Use quando precisar passar uma imagem de autoridade e poder. Mas cuidado – o preto pode estimular o isolamento, além de transmitir uma imagem pesada e invulnerável.

Marrom
É a cor da estabilidade e perseverança. Transmite segurança, mas ao mesmo tempo sugere alguém resistente a mudanças. Negativamente, pode ser associado à sujeira se o tom não for límpido. Por este motivo, opte pelos tons mais escuros e profundos.

Cinza
É uma cor refinada e sofisticada. Transmite força de caráter, autoridade e profissionalismo.

Branco
O branco transmite frescor e confiabilidade. Use se quiser mostrar-se receptivo a novas idéias. No entanto, quando o traje é todo branco, a imagem transmitida é de alguém que não é profissional, que não trabalha, pois pode se dar ao luxo de sujar uma roupa branca.

Creme/Caramelo
Use quando quiser transmitir acessibilidade e confiança.

Vinho
É uma cor clássica, que transmite elegância, autoridade, maturidade, formalidade, refinamento e sofisticação.

Ameixa
Transmite diplomacia e sofisticação. É uma cor poderosa e elegante.

Verde azulado escuro
Esta cor transmite uma imagem clássica, única e valiosa.

Cores Vivas

Vermelho
O vermelho é uma cor que atrai muita atenção. Transmite a idéia de movimento, força, autoconfiança, energia e ação. Use quando precisar de uma “levantada”, quando estiver se sentindo cansado ou sem energia. No entanto, evite se fica irritado facilmente ou quando estiver nervoso ou tenso. Nunca use esta cor em uma entrevista de emprego.

Laranja
É a cor da pessoa sociável, prática e motivada, mas deve ser usado em pequenas quantidades.

Rosa, salmão e pêssego
Tons suaves, como o salmão, pêssego e os rosas suaves estimulam a solidariedade e o cuidado.

Pink
Os rosas mais fortes e vivos transmitem a imagem de uma pessoa cheia de energia e jovial, no entanto os rosas do tipo chiclete transmitem imaturidade.

Amarelo
Sugere uma personalidade comunicativa, alegre, aberta a novas idéias. Deve ser usado em pequenas quantidades, pois pode gerar irritação. Cuidado com os amarelo pálidos, pois podem ser associados ao medo.

Verde
Transmite uma personalidade sincera, harmônica e compreensiva. É uma cor pacífica e relaxante. O verde escuro é associado a dinheiro e prestígio.

Azul
O azul inspira a confiança e transmite a imagem de uma pessoa leal, tranqüila e cuidadosa.

Violeta
Deve ser usado quando você pretende estimular a criatividade e inspiração. Os tons mais escuros transmitem uma imagem mais elegante e poderosa. Os tons mais claros, sugerem uma personalidade delicada e refinada.

3 PERGUNTAS TÍPICAS DE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Conheça as perguntas que costumam complicar a vida dos profissionais, numa entrevista de emprego, e como enfrentá-las.

Fonte: Site Bumeran

  • FALE-ME SOBRE VOCÊ: Esta pergunta é feita com dois objetivos principais: verificar o que você pode oferecer ao empregador e saber se algum problema pessoal pode interferir no seu desempenho profissional. Por isso, não perca muito tempo falando do que você gosta. A resposta precisa ser breve e deve abordar: sua qualificação e experiência profissional relacionada à vaga oferecida; informações pessoais que demonstrem estabilidade emocional e familiar. Seja sincero e não “invente” habilidades que não possui.

  • FALE UM POUCO DA SUA EXPERIÊNCIA COM ESTE TIPO DE TRABALHO: O entrevistador quer saber se você dá conta das responsabilidades que o cargo exige. Se você tem vivência suficiente, conte um pouco sobre suas realizações. Caso sua experiência não seja tão grande, mencione trabalhos em que foi necessário usar as habilidades requeridas no cargo, mesmo que tenham sido trabalhos voluntários.

  • POR QUÊ VOCÊ QUER TRABALHAR NESTA EMPRESA? Para verificar se você conhece algo sobre a empresa e também se você realmente gostaria de trabalhar lá. O foco da resposta deve ser a contribuição que você pode dar para a melhoria dos produtos e serviços que a empresa oferece. Evidentemente você pode citar o salário e os benefícios a que terá direito, mas destaque suas habilidades e competências para atingir o desempenho esperado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

VII Semana Cultural

A EEFM Sales Campos realizou a VII Feira Cultural - Ciências, Artes e Cultura com o tema: NORDESTE - Palavra, Som, Imagem, e Sustentabilidade.
Aconteceu no Período de 29/02 a 02/03. Contou com a participação de todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio regularmente matriculados em 2011.

Classificação Final:
  1. Bahia
  2. Maranhão
  3. Sergipe

















Veja abaixo algumas fotos das apresentações das Equipes e clique nosso album de fotos para ver mais fotos da Nossa Feira!








































































































































Parabéns a Todos pelo Empenho e participação!

terça-feira, 13 de março de 2012

Fique de Olho - Concurso

NACIONAL:
  • Prominp
    • Vagas: 11.671
    Remuneração: R$ 900,00
    Cargos: vários
    Nível: fundamental a superior
    Informações: seguem até 12 de abril as inscrições do processo seletivo 001/2012 destinado ao Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), instituído pelo Governo Federal, para o ingresso de alunos-público nos cursos de qualificação profissional. Ao todo, são 11.671 vagas. Podem concorrer candidatos de todos os níveis de escolaridade. Aos selecionados, serão concedidas bolsas-auxílio de R$ 300,00, R$ 600,00 e R$ 900,00, de acordo com as condições impostas no edital. Mais informações: www.cesgranrio.org.br.
  • Conter
    • Vagas: 24 e cadastro
    Remuneração: até R$ 2.679,50
    Cargos: vários
    Nível: fundamental a superior
    Informações: o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) está com inscrições abertas para o concurso que visa preencher 24 vagas e formar cadastro de reserva para cargos em todos os níveis de escolaridade. A remuneração vai de R$ 600,00 a R$ 2.679,50. Os interessados têm até 16 de março para realizar a inscrição pelo site www.quadrix.org.br. Aos que desejam participar do processo seletivo, as vagas são para as cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MT), Cuiabá (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA) e Vitória (ES).
CEARÁ
  • Secretaria de Saúde
    • Vagas: 1.275
    Remuneração: até R$ 966,40
    Cargos: vários
    Nível: fundamental
    Informações: a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza abriu concurso para 1.275 vagas de agente comunitário de saúde e agente sanitarista. Os salários são de R$ 856,40 e R$ 966,40, respectivamente, com vale-transporte e auxilio-refeição no valor de R$ 6,70 por dia trabalhado. Para concorrer, os candidatos devem ter o Ensino Fundamental completo, além de disponibilidade para trabalhar em qualquer um dos bairros da Capital. Aos que ficaram interessados na oportunidade, as inscrições vão até 8 de abril pelo site www.imparh.ce.gov.br.
Se inscreva e Boa Sorte!

Fique de Olho - Curso

  • ATENÇÃO - CURSO À DISTÂNCIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
  • A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 3.600 (três mil e seiscentas) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil.

    Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás.


    Se você é aluno de escola pública, está cursando o ensino médio e tem interesse em complementar sua formação básica e a qualificação profissional na área de tecnologia digital, inscreva-se até o dia 26 de março para participar do processo seletivo.


    Mais informações no site:
    www.labtime.ufg.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher...

Símbolo de amor, perseverança e desprendimento.
Guerreira, amiga, emotiva, carinhosa, dedicada...
Poderia escrever aqui milhares de adjetivos...
Mas eles todos se traduzem em uma só palavra:
Mulher

O EEFM Sales Campos parabeniza a todas as mulheres, em especial a nossa Diretora, Coordenadora, Professoras, Funcionárias e Alunas!

Parabéns!

terça-feira, 6 de março de 2012

60 Anos Sales Campos

A Comemoração dos 60 Anos da EEFM Sales Campos foi realizada no dia 17/02/2012.
































































































































Parabéns!!!

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com