quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estudar nas férias?

Os melhores meses do ano para todos os estudantes, sem dúvida são janeiro, julho e dezembro, quando eles aproveitam as tão esperadas férias. E não tem nada melhor do que poder acordar tarde, não precisar fazer trabalhos e nem provas, não é?

Mas quem está se preparando para o vestibular, ou quem está fazendo aquela faculdade dos sonhos, que não é nada fácil, não pode bobear nas férias. Agora é hora de curtir, sair com os amigos, ir ao cinema, a festas, viajar, mas também é preciso reservar um tempinho para estudar.

Pode parecer chato, mas estudar nas férias vai facilitar muito a sua vida nos próximos meses do ano. Adiantar trabalhos, mesmo que seja só um pouco, já garante pelo menos um fim de semana livre quando as aulas voltarem.

Quem pretende entrar na faculdade, não pode se dar ao luxo de interromper os estudosnas férias. “Vestibulando não deve ter férias, pois pode perder o ritmo e o foco. Isto não quer dizer deixar de viajar, passear ou acompanhar a família em atividades mais descontraídas. O correto é não se afastar dos estudos, elaborar um esquema ou planejar o tempo de modo que descanse e estude sempre”, acredita Ana Terezinha Carneiro Naleto, diretora do Colégio COC Acadêmico, de Limeira, em entrevista à EPTV.

Para não ficar louco com os estudos muitos especialistas recomendam que nas férias os estudantes unam os estudos à atividades mais prazerosas. Por exemplo, ir a museus, cinemas, peças de teatro, shows, praticar esportes, viajar, estudar idiomas, assistir bons programas de TV, ajuda a aprender um pouco do que é ensinado em sala de aula e ainda é divertido.

Roberto Accorsi, coordenador do colégio Oficina do Estudante, incentiva os alunos a assistirem filmes nas férias, como forma de estudo e diversão. “As locadoras oferecem bons títulos de filmes que muita vezes são citados em sala de aula, como ´O Nome da Rosa´, ´Uma mente brilhante´, ´A guerra do fogo´, ´Memórias Póstumas de Brás Cubas´, ´Alice no país das maravilhas´ e ´Laranja mecânica´, muitos sites oferecem listas bem completas de filmes que se relacionam com os conteúdos dados em sala de aula”.

Quem vai viajar, não precisa cancelar por conta dos estudos, mas pode levar na mala seus livros e cadernos e aproveitar os momentos livres durante a viagem para ler um pouquinho. Além disso, conhecer a cultura e a história do lugar enquanto estiver lá ajuda bastante.

A diretora do COC Acadêmico ressaltou, em entrevista à EPTV, que mesmo mantendo-se ligado nos estudos, é importante que o aluno não perca o “espírito de férias”. “Embora não deixe de estudar todos os dias, com afinco e dedicação, deve-se dedicar um tempinho maior para o lazer e a diversão, pois não será muito produtivo se ficar o tempo todo lamentando tudo que está perdendo. E, principalmente, pensar que, se houver um bom planejamento e perseverança, o vestibulando ´perderá´ somente um período de férias, pois a próxima poderá ser usada para comemorar a vitória”.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

1º SIMULADO DO ENEM 2012

ATENÇÃO!!!

1º Simulado do ENEM 2012

Dias 23/06 e 30/06 Faremos o 1º Simuldo do Enem 2012 no Sales Campos.
Público-alvo: Alunos do 2º A e B e 3ºA e B

Dia 23/06 - Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Dia 30/06 - Matemática, Linguagens e Códigos e Redação

Inscrições: até quinta 21/06 no Laboratório de Informática

Obs: Coloque no ato da inscrição a sua opção de Língua Estrangeira.

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com