segunda-feira, 15 de março de 2010

Escolas particulares saem na frente

Com o uso do Enem na seleção da UFC, as escolas precisaram se adaptar. Enquanto o ensino particular investe em capacitação e reformulação do material do pré-vestibular, boa parte da rede pública ainda nem começou o ano letivo de 2010

O vestibular da maior universidade do Estado mudou. Por isso, o ensino médio também está se transformando. Depois de a Universidade Federal do Ceará (UFC) ter decidido adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única no seu processo seletivo, as escolas estão alterando sua metodologia de ensino, focalizando a abordagem prevista no Enem. O problema é que as mudanças não acontecem do mesmo modo nas instituições públicas e particulares.

Enquanto escolas particulares seguem na frente capacitando professores com profissionais experientes no assunto Enem e já trabalham as questões em sala de aula, as escolas públicas ainda estão na fase de planejamento. Em muitas delas, por conta da greve dos professores da rede estadual, no ano passado, o ano letivo de 2010 só começa em abril. Nas escolas particulares, as aulas tiveram início em fevereiro.

Em comum nas duas redes de ensino: não existem mais aulas específicas no pré-vestibular, a carga horária teve de ser modificada e as aulas ganharam roupagem diferente, mais contextualizadas, com mais ênfase na leitura e na interpretação. Tudo baseado nas habilidades e competências exigidas no Enem.

Fonte: Jornal O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com