sábado, 30 de outubro de 2010

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero na reta final


A participação dos estudantes de ensino médio aumentou em 32,8%.

Divulgado hoje o perfil dos candidatos ao Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero de 2010, com um aumento de 24% no número de inscrições, que totalizaram 4.572. O que mais subiu foi a participação do ensino médio, com um acréscimo de 32,8%. Criado em 2005, o prêmio é um concurso nacional de redações e artigos científicos sobre relações de gênero, mulheres e feminismos. A premiação é para os talentos do ensino médio e das universidades do Brasil.

Nesta edição, a comissão julgadora analisa 3.951 trabalhos do ensino médio, 197 de alunos de graduação, 267 de graduado, especialista e aluno de mestrado, 145 de mestres e doutorandos e; 12 de escolas promotoras da igualdade de gênero. Os resultados serão divulgados no final de novembro deste ano. Os melhores trabalhos da fase nacional serão publicados pela SPM/PR e ganharão computadores e impressoras. A melhor redação por unidade da federação também é premiada com um microcomputador. Os artigos científicos recebem uma premiação de 46 mil reais no total.

Para Hildete Pereira coordenadora da Área de Educação, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da (SPM), o aumento significativo de participação em cada edição reflete a necessidade por mudanças nas relações de gênero no País. “Aumenta a cada dia o número de brasileiros e brasileiras que fazem reflexões sobre o papel de homens e mulheres na sociedade, buscando incentivar o respeito às diferenças existentes”.

A economista destaca o aumento da participação do ensino médio no concurso, por ser um tema relativamente novo na educação brasileira. “Seguramente através da educação as novas gerações poderão criar uma sociedade democraticamente igualitária”, afirmou.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero integra o Programa Mulher e Ciência, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).

A Escola Sales Campos participa do Prêmio através do aluno Paulo Luiz - 3º ano com a redação "Mulher: vítima de preconceito ou protagonista da mudança". O aluno foi orientado pelas professoras Lacilda Alves, Verônica, Rita Goiana, além da Coordenadora Sonia Machado.

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