
Durante a tarde da próxima quinta-feira (9/12), o Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), ONG que há mais de 10 anos contribui para a criação de políticas para juventude no âmbito local e nacional, estará oportunizando a última etapa de formação do Projeto Odara com o seminário “Juventudes: dialogando sobre saúde e racismo na escola”.
Realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, o Odara, que seignifica “belo”, é uma ação de recorte étnico-racial, que desenvolveu nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza formação com foco na prevenção das DST/HIV/AIDS, envolvendo transversalmente as temáticas de gênero e racismo.
Ciclos de debates sobre temáticas envolvendo conjuntura local, diálogo sobre saúde, orientação e distribuição de preservativos foram ações realizadas em várias escolas. Desta vez, os 200 jovens beneficiados pelo projeto participarão da formação no CUCA - Centro Urbano de Cultura Arte Ciência e Esporte, que contemplará oficinas de teatro, música, pintura, fanzine e oficina de confecção da Abayomi (boneca de pano sem costura). “O diferencial é que nesta etapa de encerramento vão acontecer as oficinas artísticas para trabalhar as temáticas de forma lúdica.” disse Hanoy Barroso, coordenadora do Odara.
O IJC acredita que através do projeto pode minimizar as estatísticas de jovens que são infectados por DST/HIV/AIDS e combater também os preconceitos de toda espécie, especialmente o racismo, fruto de um processo histórico de dominação da cultura brasileira. Para ver a programação completa do encerramento do Projeto Odara.
SERVIÇO
CUCA- Centro Urbano de Cultura Arte Ciência e Esporte
Av. Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará
Responsável: Hanoy Barroso (Educadora Social)
(85)3247 7089 e (85) 88085714 - hanoy@ijc.org.br
Programação da etapa final do Projeto Odara
14h – Abertura
- Apresentação do IJC e do projeto Odara
- Apresentação dos parceiros
- Lançamento da história em quadrinhos “Mombaça, território das africanidades” e apresentação da Cartilha “”Vidas em Movimento - Juventude e HIV no projeto ConViva”
- Iolanda Santos (Coordenação municipal DST/HIV/AIDS e hepatites virais);
- kARLA SEFOR - (Superitendencia das escolas de Fortaleza) seduc
- Silvia Maria (Diretora do IJC)
15h10 – Oficinas artísticas
- Teatro
- Musica
- Pintura
- Fanzine
- Abayomi
- Ações afirmativas na escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário