INTRODUÇÃO
O nome arcadismo foi tomado da mitologia grega segundo qual na Arcádia, região da Grécia, existia uma feliz comunidade de poetas pastores.
Os árcades gostavam de reunir-se em Academias. Eram grêmios, clubes onde os poetas se reuniam para escrever poemas sobre um tema comum e também para trocar idéias sobre arte. Nessas Academias, os poetas adotavam o nome de pastores. Por exemplo, o poeta Cláudio Manuel da Costa usava o pseudônimo de Glauceste Satúrnio, Tomás Antônio Gonzaga era o Dirceu.
O século XVIII é o século da Revolução Industrial na Inglaterra, que então domina o mundo. É uma época de intenso progresso. É chamado “o século das luzes”, pois acreditava-se que tudo podia ser explicado pela ciência e pela razão.Como consequências dos progressos ocorridos, surgiu o Arcadismo, o novo estilo literário.
Tomás Antônio Gonzaga (Dirceu) nasceu no Porto.Exerceu cargo de jurisdição em Vila Rica (atual Ouro Preto em Minas Gerais). Começou sua amizade com Cláudio Manuel da Costa e seu romance com Doroteia , que passaria a ser identificada com A Marília de seus poemas. Foi denunciado como conspirador na Inconfidência Mineira: preso, foi degredado para Moçambique, onde morreu. Escreveu As Liras de Marília de Dirceu, poemas centrados no tema de amor do pastor Dirceu pela jovem Marília. A obra apresenta basicamente duas partes: a primeira pode ser identificada com o período de conquista amorosa e namoro ; a segunda pertence à fase da prisão do poeta.
TAREFA
Faça uma narração da obra As Liras de Marília de Dirceu.
PROCESSO
A sala é dividida em quatro grupos.
O primeiro grupo narra a história de Marília de Dirceu.
O segundo grupo declama um trecho do poema “Marília de Dirceu”.
O terceiro grupo narra a história da Inconfidência Mineira.
O quarta grupo faz uma teatralização da Inconfidência.
AVALIAÇÃO
Frequência, participação e trabalho concluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário