sábado, 24 de março de 2012

Como passar no Enem

As provas do Enem 2012 foram definidas pelo MEC – Ministério da Educação para os dias 3 e 4 de novembro. O exame é indispensável àqueles que desejam ingressar ou prosseguir com os estudos no ensino superior, pois oferece bolsas integrais e parciais em Instituições Privadas de Ensino Superior, através do Prouni, e vagas em Instituições Públicas de Educação Superior, através do Sisu. Além disso, o Enem concede Certificação de Conclusão do Ensino Médio para aqueles que não concluíram os estudos e dá aos estudantes a possibilidade do financiamento dos estudos, através do FIES.

Passar no Enem 2012 pode parecer difícil, mas algumas atitudes tomadas antes, sem dúvidas, serão de grande ajuda. Por exemplo fazer um simulado do Enem 2012. Leia um pouco sobre isto antes de se aprofundar sobre as notas necessárias para passar no Enem.

Antes mesmo da realização das provas, muitos estudantes se perguntam e procuram saber qual a pontuação necessária para ser aprovado no exame e também como passar no Enem 2012.

Primeiramente devemos entender a estrutura do exame: são 180 questões de múltipla escolha, contendo cinco alternativas com apenas uma correta. No sábado são aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com 45 questões. No segundo dia (domingo) são aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e Matemática, também 45 questões para cada área, mais a redação. No resultado final o candidato recebe sua nota individual em cada área de conhecimento e na redação. As notas podem ir de 0 a 1000.

Não é tarefa simples calcular a nota do Enem. Isso por que ela não se dá proporcionalmente pelo número de questões corretas. A nota do Enem é calculada com base na TRI – Teoria da Resposta ao Item, calculada através de desvio padrão, que é uma medida de dispersão dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média. Em uma linguagem mais simplificada, a nota do Enem é a representação de como está seu nível de conhecimento em relação à média dos demais estudantes do Ensino Médio no Brasil.

Para quem deseja passar no Enem 2012, o primeiro passo é obter a pontuação necessária para poder participar dos programas que distribuem as vagas:

No Prouni, para poder efetuar a inscrição e concorrer às vagas, deve-se obter, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas (quatro áreas de conhecimento e redação). Além disso, o candidato deve ter obtido nota superior a zero na redação.

No Sisu podem se inscrever os candidatos que tenham obtido nota maior do que zero na redação do Enem.

Já para tirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do ENEM 2012 é preciso que o aluno tenha uma quantidade mínima de 400 pontos na média geral das 4 provas principais e 500 pontos na redação.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies devem simplesmente participar do exame para efetuar inscrição e financiar os estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com