sábado, 24 de março de 2012

Lei da Inércia

Até o início do século XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessário que actuasse uma força sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objecto continua a mover-se com movimento rectilíneo e com velocidade constante".
Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram.

Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, também conhecida como Lei da Inércia:

"Quando a resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme"
Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si.
Quanto maior for a massa de um corpo, maior será a sua tendência para manter a sua velocidade. A esta propriedade chamamos inércia.
A expressão "resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula" é, para nós, sinónimo de equilíbrio.
Esse equilíbrio pode manifestar-se de duas formas:
Quando a força que atua sobre o corpo é nula (Fr=0) => A aceleração é zero => equilíbrio (pode ser estático ou dinâmico)
O equilíbrio é estático => Repouso (velocidade zero)
O equilíbrio é dinâmico => Movimento Rectilíneo Uniforme (MRU) (velocidade constante e diferente de zero)
O princípio da inércia explica porque é que as pessoas se ferem em acidentes automobilísticos. Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca, devido à colisão, a tendência das pessoas é manterem-se em movimento. Daí resulta que os corpos são projectados contra o pára-brisas ou outras partes do carro.
O uso do cinto de segurança tenta minimizar este efeito, fixando as pessoas ao veículo.
Este princípio explica também porque é que somos projetados para trás, quando o automóvel arranca rapidamente.

13 comentários:

  1. A inércia é uma propriedade física da matéria. Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade.O princípio da inércia explica porque é que as pessoas se ferem em acidentes automobilísticos. Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca, devido à colisão, a tendência das pessoas é manterem-se em movimento. Daí resulta que os corpos são projectados contra o pára-brisas ou outras partes do carro.

    Iury

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. a lei da inercia é o movimento do corpo os acidentes de carros sao os que mais acontece a inercia por falta de usar o cinto de segurança.


    ariela oliveira 1°A

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,a lei da inercia além de aumentar o conhecimento, ela previne e explica a causa dos acidentes de carro ,por falta de cinto de segurança. Salatiel Brandão 1°ANO A°

    ResponderExcluir
  4. a lei de inecia, foi a primeira lei de newto.
    o que eu entendia sobre a ineicia, foi que a inecia é uma força que atua sobre um corpo ou objeto, quando maior a velocidade maior a massa.
    como por exemplo: você esta em uma moto; em outra velocidade, se a moto bate em alguma coisa, consequentimente você irá para em um lugar bem distante.
    por isso que devemos usar todos os equipamentos de segurança.
    feito por: edwirges kelvia, laryssa rodrigues & maria jordania:) 1º ano A.

    ResponderExcluir
  5. Inércia é a primeira lei de Newtom, onde ele fala que se um corpo está em movimento e a força que movimenta esse corpo é parada, esse corpo permanecerá em movimento até parar, pois se o corpo estiver em repouso, como um jarro em cima de uma mesa, e a força que estiver agindo sobre ele for cortada(essa força pode ser a tão conhecida força da gravidade, ou uma força que esteja sendo aplicada por uma pessoa, um objeto), esse jarro permanecerá em repouso. / João Marcos & Sandy. 1º ano A

    ResponderExcluir
  6. A lei da inercia insiste em quando um corpo está parado e quando algo vem em outra direção,faz com que o corpo parado sinta o impacto da grande velocidade e por isso faz com que seja arrastado para fora de um carro, por exemplo.Por isso,Issac Newton,teve grande importancia na historia da física e essa lei é aceita até hoje. PEDRO MICHEL 1*A

    ResponderExcluir
  7. a lei da Inércia explica a força que atua no movimento do corpo com isso ela pode ocasionar vários acidentes.Por exemplo um acidente de carro se ela não estiver com o cinto a força é tanta que pode matar essa pessoa , com o cinto ela pode até ferir-se mas será mais leve.

    Beatriz 1ºA
    Rodrigo 1ºA

    ResponderExcluir
  8. a lei da inercia explica que quando um corpo esta em repouso ele continua em repouso ate que a força de outro corpo atue sobre ele.E que e muito importante usar cinto de segurança porque se o carro estiver muito rapido quando ele freiar se voce estiver sem cinto de sengunça,o seu corpo sera lançado para fora do carro. Alysson jean (1 ano)

    ResponderExcluir
  9. De: Lucas Aguiar de Oliveira , Serie: 1º A
    o que eu entende que a lei da inercia se ele estiver parado e ninguém mexer vai continua parado, mas se ele estiver em movimento e também ninguém mexer, ele vai ficar em movimento .
    exp: se eu estiver andando de bicicleta e se eu não joga a moeda ela continua parado, mas se eu joga uma moeda em movimento ela vai fica em movimento, e foi isso que eu entende com a explicação da camila e do videos .

    ResponderExcluir
  10. Galileu foi o primeiro a estabelecer a lei da inércia que teria uma velocidade constante e enquanto ao repouso a massa do corpo tera a sua tendencia de manter a velocidade da inércia.
    E a força é que atuam sobre um corpo nulo para o sinônimo do equilibrio e o principio da inércia pode explicar que as pessoas se ferem em acidentes com a tendencia das pessoas.
    Ex: Quando estou andando de bicicleta e aperto o freio da frete a força da gravidade me empurra para frente em alta velocidade.
    Nomes:Jonatha Lenny e Daniela Santos 1º A

    ResponderExcluir
  11. Nós entendemos que quando as forças que atuam sobre um corpo for nula esse permanecerá em movimento . EX : quando estamos em uma moto 120 por hora ,e batemos em poste , as pessoas que está na moto voará por causa do impacto e da velocidade da moto .
    Milena Barroso e Alessandra Alberto 1°A

    ResponderExcluir
  12. A porque é que as pessoas se ferem em acidentes automobilísticos. Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca, andre luiz

    ResponderExcluir
  13. nome:Jessica Karine Série:1ªanoA
    Nós entendemos que a lei da Inércia pode explicar que as
    pessoas se ferem em acidentes com a força do movimento, quando a força atua sobre o corpo ela é nula,quando a força atua sobre um corpo for nula,esse corpo permanecerá
    em repouso ou em movimento retilíneo uniforme também sabemos quanto maior for a massa do corpo maior será a sua
    tendência para manter a sua velocidade,a isso chamamos de
    Inércia.Ex:quando andamos de moto e apertamos o freio da frente o nosso corpo fica em movimento e a tendência
    do nosso corpo é ser jogado para a frente e isso com certeza irá causar um acidente.

    ResponderExcluir

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com