quarta-feira, 31 de março de 2010

Conferência Nacional de Educação aprova 50% de vagas para escolas públicas

Brasília (05.04.2010) - As universidades públicas devem reservas metade das vagas de ingresso para alunos egressos de escolas públicas, respeitando a proporção de negros e indígenas.

A proposta foi aprovada pelos 2.500 participantes da Conae, que representavam mais de três milhões de delegados de todo o Brasil. A Conferência Nacional de Educação, Conae, realizada semana passada em Brasília, teve plenárias municipais, estaduais e regionais que mobilizam professores, pais, estudantes, gestores da educação, secretários municipais e estaduais da Educação e representantes da Sociedade Civil. Foi a maior mobilização pela educação do País.

No encontro, no DF, os delegados também sugeriram a destinação de 50% dos recursos obtidos com o Pré-Sal para a educação. Destes, 30% ficariam com a União para investimento em educação profissional e superior, e 70% com estados e municípios, para aplicação na educação básica. Outra questão aprovada entre os participantes da conferência foi a eleição de diretores de escolas. Os delegados concordaram ainda com a consolidação de uma política de educação de jovens e adultos voltada para a formação integral do indivíduo, inclusive beneficiando os que se encontram em situação de privação de liberdade.

O documento completo, com todas deliberações, estará disponível até o final do mês na página eletrônica da conferência e será encaminhado a todos os delegados por correio eletrônico.

Essa é mais um conquista com muito trabalho e esforço dos estudantes das escolas públicas, que são os menos favorecidos pelo antigo e famoso Vestibular

Fonte: Portal do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contatos

Telefone: 85 3101.2390
E-mail: sclabprof@gmail.com